10 de setembro de 2017

Caros Colegas Professores dos Quadros!

Caros Colegas Professores dos Quadros!
Só agora é que perceberam que estão a ser ultrapassados por colegas menos graduados????
Só agora é que acordaram para a realidade???
...
Será só de agora? Foi só neste Concurso de Mobilidade Interna? Foi apenas este ano???
Este assunto não é só de agora e tem sido transversal a todos os governos e a todos os concursos, em TODAS as suas fases.
Há anos que isto tem vindo a acontecer.
QZPs menos graduados a ultrapassarem Quadros de Escola/Agrupamento desterrados, simplesmente porque podiam concorrer em primeira prioridade, mesmo que fossem menos graduados que colegas muito mais velhos.
A vergonha que tem sido as vinculações extraordinárias dos últimos anos, onde eu e muitos outros colegas temos visto sistematicamente colegas mais novos e menos graduados a ficarem com lugares de QZP aos quais nós nem sequer temos hipótese de concorrer.
A vergonha que tem sido a sucessiva e aleatória mudança de regras de colocação que só tem criado ainda mais injustiças.
Eu já fui QZP.
Numa altura em que os QZPs eram OBRIGADOS a concorrer para Quadro de Escola e tinham apenas zonas gigantescas como opção.
Efetivei em Quadro de Escola a 230 km de distância há quase 20 anos,...não porque quis, mas porque me OBRIGARAM.
No ano seguinte os colegas QZP deixaram de ser obrigados a concorrer para QE. E permanecem até hoje confortavelmente nas suas áreas de residência, enquanto eu e muitos outros temos estado numa situação de instabilidade todos estes anos.
Todos estes anos têm estado caladinhos.
Deu jeito, não é?
Agora que, de repente (mais uma vez por alterações de regras de concursos), ficam sem os vossos lugares ao pé de casa é que ficam preocupados?
Deixem-me ver se eu percebo. Por ficarem...a fazer mais 10km? Mais 30km?
Isso é para rir??? Só pode.
Desculpem o desabafo. E sei que tenho aqui amigos adicionados que não vão gostar de ler isto.
Mas, para mim, que tenho sofrido esta realidade na pele há quase duas décadas, a vossa revolta só me deixa ainda mais triste com uma classe profissional que há muito se deveria ter unido para lutar por um concurso de professores mais justo.
Só neste país é que isto acontece. Somos uns tristes. Mesmo. Cada um só pensa no seu umbigo. Mais nada!!!
Se estou zangada?
Estou.
Se é só de agora?
Não.
Há muito que estou zangada e triste com a inércia e egoísmo dos meus colegas de profissão.
Há muito que luto por um concurso único, justo, que respeite a graduação profissional de cada um.
Há muito que assino e participo ativamente em petições que vão nesse sentido.
Eu e muitos outros colegas QE/A desterrados há muito que sentimos esta injustiça na pele.
Há muito que as nossas famílias sofrem connosco.
Não brinquem com os nossos sentimentos!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário