20 de julho de 2017

À 10 anos atrás???

Eu sei que também dou erros, que também tenho lapsos.

Mas "à 10 anos atrás"???

Caramba, há coisas que são inaceitáveis.

Esse "à" é do verbo haver, por isso tem de ser "há". E o "atrás" é redundante.

O correto é:

Há 10 anos. Ponto.


Faz-me comichão ver que há pessoal licenciado, com mestrados e afins, alguns até colegas professores, que dão erros básicos de forma recorrente:

  • atráz do aluno??? - atrás do aluno
  • o aluno não trás o material necessário??? -  ...não traz... (verbo trazer, será assim tão difícil?)
  • ir á escola??? - ir à escola ( são muito poucas as palavras que levam acento grave,... será assim tão complicado???)
  • àcerca??? - Então? Para quê o acento no "acerca"?
  • assentuar a palavra??? - Really? Mas o verbo tem a ver com levar um "acento" ou um "assento"???
  • a atividade não teve aderência??? - Não será adesão???
  • concerteza??? - Desde quando? Não será antes "com certeza"?
  • bemvindo ou benvindo??? - Bem-vindo!!! (Benvindo ou Benvinda são nomes de pessoas)
  • dia solarengo? - Não. Os dias são soalheiros...
  • tem a haver com???- O correto é "tem a ver com"...
  • fizes-te?, compras-te?, levas-te? - ...(sem comentários).

É pá...informem-se, estudem, parem com isso!

E, por favor, corrijam-me imediatamente quando eu der erros destes, para que o meu blogue (ou a minha página Facebook) não seja um mau exemplo para quem passa por aqui. Please!!!





Sem comentários:

Enviar um comentário