1 de setembro de 2014

Curiosidades sobre Proteção Solar…

E ESTE vídeo? Já viram?

Não deixem de ver. Vale mesmo a pena!

E só por curiosidade.

Sabiam que…

-os raios UVA são responsáveis pelo envelhecimento da pele?

-os raios UVB são os responsáveis pelas queimaduras?

-o índice FPS indica apenas a capacidade que o produto tem de bloquear raios UVB?

-nenhum protetor protege da radiação a 100% (nem mesmo os que têm um índice FPS100)?

-o FPS é um multiplicador do tempo que a nossa pele consegue estar ao sol sem se queimar?  Se a minha pele queima após 10 minutos ao sol sem proteção, o uso CORRETO de um FPS15 multiplica esse tempo por 15, sendo que 15X10= 150 minutos.

-o  PPD (Persistent Pigment Darkening) é o índice de proteção contra raios UVA? (Infelizmente são poucos os protetores que indicam o valor PPD).

-o PPD de um bom protetor deve ser pelo menos um terço do valor FPS? Ou seja, um produto de FPS 30 deve ter um PPD de 10.

-não havendo referência ao PPD, só os protetores que referem ser broad spectrum/amplo espectro é que protegem dos dois tipos de radiações (UVA e UVB)?

-o protetor deve ser aplicado cerca de meia hora antes da exposição ao sol e reaplicado pelo menos de duas em duas horas (e com maior frequência se andarmos muito na água)?

-nenhum protetor é realmente à prova de água e que TODOS os protetores perdem eficácia em contacto com a mesma?

-em dias encobertos, ainda assim, 80% das radiações chegam até nós?

Sabiam ainda que…

  • um FPS 2 bloqueia cerca de 50% da radiação?
  • um FPS 4 bloqueia cerca de 75% da radiação?
  • um FPS 8 bloqueia cerca de 87% da radiação?
  • um FPS 15 bloqueia cerca de 93% da radiação?
  • um FPS 20 bloqueia cerca de 95% da radiação?
  • um FPS 30 bloqueia cerca de 97% da radiação?
  • um FPS 50 bloqueia cerca de 98% da radiação?

Alguns estudos mais recentes sugerem que os químicos presentes nos protetores (especialmente os presentes em protetores de índices mais altos) podem ser prejudiciais e que, quanto maior for o índice FPS, mais químicos nocivos lá estão.

Por esse motivo, alguns especialistas aconselham o uso de FPS 50 apenas a pessoas de fototipo 1 e 2 (peles e olhos claros), e apenas quando há exposições mais prolongadas.

No dia-a-dia, não passando muito tempo ao ar livre, é suficiente usar um FPS 15, 20 ou 30, dependendo do fototipo (não havendo por isso necessidade de submeter a pele ao uso diário de químicos em excesso).

4 comentários:

  1. Muito importante, eu no dia a dia uso 15.. estou sempre fechada no escritório

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não uso mais do que 15 ou 20. Só na praia é que faço 30 no corpo e 50 no rosto. Chega perfeitamente. O resto é um exagero, pois toda a gente precisa de apanhar um pouco de luz solar.

      Eliminar
  2. Confesso que por vezes, no dia a dia, me esqueço do uso do protetor no rosto mas realmente é muito importante pois temos de estar sempre protegidas

    ResponderEliminar