12 de fevereiro de 2018

Sushisan - Almada

A pessoa é arrastada pelo filho e a namorada para o restaurante Sushisan em Almada.
 
Ambos adoram, é a segunda vez que vão àquele sítio em concreto,...é a milésima vez que comem Sushi.
Sentamo-nos.
 
Sushisan
 
Eles, entusiasmadíssimos. Com um brilho nos olhos que só visto. O entusiasmo e a antecipação daquilo que para eles é a oitava maravilha do mundo.
 
Eu, apreensiva, não sei se hei de sentir-me feliz por estar ali, se devo correr já porta fora.
 
Falo pelo Messenger com uma amiga que adora aquele restaurante e que diz ter verdadeiros "orgasmos alimentares" a comer Sushi.
 
A menina que nos atende (uma querida) percebe que sou principiante. Portanto, traz-me aquilo que é (segundo o meu filho) a ferramenta do apreciador de Sushi de Nível I:
 
Sushi
 
 
Chega o primeiro prato.
 
Estes ainda são soft, dizem os miúdos. Já vêm um pouco cozinhados. Não são mesmo crus.
 
Como o primeiro.
Não me parece muito mau, mas também não me fascina. Repito.
 
OK.
Ainda há esperança para mim.
 
Vem o segundo prato.
 
Sushi
 
 
Entusiasmada pela experiência das primeiras amostras e pelo aspeto destes meninos, decido provar todos os exemplares.
 
Decido,...na minha cabeça.
Mas do decidir ao cumprir vai uma enorme distância,...que no meu caso não foi tão grande assim, porque não passei do terceiro pedaço.
 
Esse desgraçado fica-me na boca, às voltas, a não querer ser engolido.
Faço um esforço. Bebo um pouco de água e lá vai ele. Desaparece para o estômago, onde há de ficar até ao dia seguinte a trazer-me um sabor de peixe cru à boca.
 
Vem o terceiro prato.
Lindo de morrer:
 
Sushi
 
Ainda lhe toquei. Mas não há esperança para mim.
 
Dizem que, no caso do Sushi, ou se ama ou se odeia.
 
O meu filho e a namorada amam, adoram, veneram, idolatram.
 
Eu?
 
Odeio.
 
Desculpem lá, pessoal aí do Sushisan!
 
São todos muito simpáticos, não teve nada a ver com o vosso serviço.
 
O que veio para a mesa tinha um aspeto excelente.
Os meus olhos adoraram, mas o meu estômago embrulhou-se de tal forma que não volto a repetir a experiência.
 
Ainda assim, prometo que volto ao vosso spot!
Sei que servem uma massa com camarão, devidamente cozinhada, que é de comer e chorar por mais.
Além disso, a sobremesa agradou-me. Muito.
Sushi
 
Salvou-se a noite.
 
Pela sobremesa e pela alegria e diversão estampadas na cara dos miúdos a comerem algo que adoram, e a apreciarem as minhas expressões faciais, provocadas pela reação das minhas papilas gustativas.
 
Obrigada, Rafa e Carol!
Obrigada, Sushisan!
 

2 comentários: