11 de dezembro de 2013

Saudades do Natal na Alemanha…

Que saudades que eu tenho do Natal na Alemanha…

Para mim começava tudo a 11 de Novembro com o Martinstag. Neste dia as crianças têm um ritual semelhante ao nosso Pão-por-Deus. Recordo com saudade essas noites em que, munida da minha “Laterne” e na companhia de amigos, percorria a vizinhança toda, tocando às campainhas e cantando “Ich geh mit meiner Laterne”, esperando que fossem generosos comigo e me enchessem o saquinho de guloseimas.

As comemorações de Natal propriamente ditas começam com o 1º advento. É tradição ter em casa (e não só) um “Adventskranz” (uma coroa) com quatro velas, que se vão acendendo a cada domingo que passa. Na primária todas as segundas de manhã, antes de começarem as aulas, havia uma pequena cerimónia no átrio da escola, para acendermos mais uma vela.

Em casa, não há criança que não tenha também um “Adventskalendar”, com 24 janelinhas/bolsinhas (uma para cada dia do mês até à noite de Natal), onde todos os dias têm uma surpresa ou um doce à sua espera.

E depois há os mercados de Natal. Não há cidade que não tenha o seu “Weihnachstmarkt”. O centro da cidade enche-se de barraquinhas de madeira cheias de peças de artesanato, decorações de Natal, doces tradicionais, etc. e o ar é inundado por cheiros típicos e deliciosos de amêndoa torrada, do chamado “Glühwein” e das especiarias usadas no “Lebkuchen” (cravo, canela, gengibre e noz-moscada).

Para terem uma ideia ficam aqui alguns links:

A sensação que dava é que o Natal lá não era comemorado apenas em família, mas sobretudo em comunidade.

Em Portugal há muito a ideia que os povos nórdicos são frios e individualistas, mas no que concerne a esta época, as nossas tradições são muito mais fechadas e circunscritas ao meio familiar…e é pena.

1 comentário: